2010/05/15

Bodados á máquina

 
Estes bordados representam "o caderno" de aprendisagem de bordados á maquina da minha mãe,isto é, o ensinamento de cada ponto representava um pequeno trabalhinho.
Assim,sendo na primeira foto mostro o primeira experiencia que a minha mãe teve a bordar á máquina começando com o ponto rolinho e granité.
As saquinhas de guardanapos foram bordadas com o ponto matiz e com o ponto granité .
Nos paninhos tampa-copos o primeiro representa a aprendizagem de ponto aberto ou buraquinhos e o segundo o ponto encanastrado.
O pano de tabuleiro foi elaborado para aprender o ponto cheio tendo outros pontos para completar o bordado.

4 comentários:

Lurdes Silva disse...

Olá, adorei os trabalhos, imagino os que deve ter guardados, simplesmente maravilhosos, os parabéns à mãe, bjos doces

Mya ideia disse...

Olá, fiquei feliz por conhecer estes trabalhos,estes bordados são outra das minhas paixões ainda cheguei a tirar o curso na singer mas como não dava tempo de fazer nada por ter muito trabalho de costura acabei perdendo o jeito, já lá vão 14 anos...
beijinho até a proxima

Teresinha disse...

Olá Isabel
Cheguei até aqui através da sua filha.
Ambas têm trabalhos muito bonitos.
Quando, há quase 50 anos, o meu pai ofereceu à minha mãe uma máquina singer, eu é que fui aprender a trabalhar. Hoje eu tenho essa máquina com 30 discos, borda e faz imensas coisas... só que bordar à máquina nunca foi o meu forte!
Gosto mais de bordar à mão, mas do que gosto mesmo é tricô!
Bjs
Teresinha

Manuela disse...

Olá Isabel

Bonitos os seus bordados, e certamente que tem mais trabalhos para mostrar, ficamos à espera.
Se quiser consultar o meu blog aqui fica o endereço: http://manuela-agulhamagicadamanuela.blogspot.com/

Manuela